Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A cirurgia robótica já completou mais de uma década de presença no Brasil. Nos últimos anos, temos presenciado um crescimento no número de plataformas robóticas em atividade e na quantidade de cirurgiões aptos para realizar procedimentos cirúrgicos com auxílio de um robô.

Esses avanços colocaram a medicina brasileira no topo do ranking de cirurgia robótica da América Latina, de acordo com estimativas da fabricante de um dos equipamentos mais tradicionais no mundo, a empresa Intuitive Surgical.

Quanto mais cresce o número de cirurgias robóticas realizadas, mais curiosidade surge sobre o assunto. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar 5 perguntas e respostas sobre cirurgia robótica. Confira e esclareça suas dúvidas.

1. A cirurgia robótica tem outro nome?

Sim. O nome completo da cirurgia robótica é cirurgia videolaparoscópica assistida por robô. Trata-se do que há de mais moderno e seguro em termos de cirurgia minimamente invasiva, modalidade na qual os procedimentos são realizados com incisões reduzidas, ao contrário das grandes cirurgias abertas.

2. Quando o uso da plataforma robótica em cirurgias foi autorizado?

O robô cirurgião foi aprovado em 2000 pela Food and Drug Administration (FDA), o órgão do governo dos Estados Unidos que faz o controle dos medicamentos e alimentos de forma análoga à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

3. Em quais especialidades médicas a robótica é empregada?

Atualmente, muitas especialidades médicas empregam a plataforma robótica. A urologia é, sem dúvida, uma das campeãs na realização de procedimentos. Além dela, temos: ginecologia, cardiologia, gastroenterologia, coloproctologia e ortopedia, entre outras áreas.

4. O robô trabalha sozinho?

Não. Diferentemente da realidade em outros sistemas de automação, na cirurgia robótica o robô não tem autonomia. Ele é totalmente controlado pelo médico cirurgião. É esse profissional que determina todas as ações da máquina. Para isso, ele recebe um treinamento especializado.

5. A recuperação do paciente depois de uma cirurgia robótica é mais rápida?

Sim. Uma vez que a cirurgia robótica requer pequenos cortes, tanto na extensão quanto na quantidade das incisões, ela causa menos danos aos tecidos e, consequentemente, possibilita um processo de recuperação mais rápido e com menos dor.

Esse é um dos benefícios da cirurgia robótica para os pacientes. Quanto às vantagens para os médicos, podemos destacar a redução dos tremores manuais e a ergonomia otimizada possibilitadas pelo equipamento.

Com o avanço dessa tecnologia, assistiremos à consolidação de uma nova era na medicina, na qual o uso dos equipamentos robóticos será cada vez mais presente não só na cirurgia, mas nos cuidados com a saúde de forma global.

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn