Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você sabia que os anabolizantes são derivados do principal hormônio sexual masculino, a testosterona? Produzida pelos testículos, a testosterona está relacionada ao desenvolvimento muscular e ósseo, ao apetite sexual e ao aparecimento de características masculinas como a voz grossa e crescimento de pelos.

O uso de doses exageradas de anabolizantes, com intervalos muito curtos, os chamados “ciclos”, pode aumentar a chance de efeitos indesejáveis, como infarto cardíaco e acidente vascular cerebral. O uso inapropriado de anabolizantes também pode ter consequências urológicas, como infertilidade, disfunção erétil, aumento das mamas e diminuição dos testículos. 

Para produzir a testosterona e “fabricar” os espermatozoides, os testículos recebem uma “ordem” dos hormônios produzidos pela glândula-mestra do corpo humano, a hipófise. Ao receber testosterona externa, por meio dessa “dose extra” dos anabolizantes, a hipófise ‘entende’ que não precisa mais mandar os sinais de ordem para os testículos produzirem testosterona e espermatozoides.

Mesmo com a interrupção dos anabolizantes, e sem “ordens” da hipófise, os testículos continuam sem trabalhar, levando o homem à disfunção erétil e à infertilidade. O processo pode se reverter após alguns meses, ou com ajuda de medicações prescritas pelo urologista. Mas você não vai querer correr esse risco, certo?

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn