Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O ano de 2020 terminou com uma ótima notícia para a uro-oncologia e os homens que lutam contra tumores de próstata. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo tratamento para o câncer de próstata.

 

A liberação da Anvisa aconteceu em dezembro de 2019, apenas cinco meses depois da primeira aprovação do medicamento, feita pela Food and Drug Administration (FDA), o órgão regulador da área de saúde nos Estados Unidos.

 

No mundo, o câncer de próstata é o quarto mais comum, atingindo aproximadamente 7,1% da população geral. Considerando apenas os homens, a porcentagem de casos sobe para 15% a nível mundial. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca):

 

  • o câncer de próstata é o primeiro tipo mais comum entre a população masculina;
  • entre 2018 e 2019, foram diagnosticados cerca de 68 mil novos casos da doença no país.

 

A nova terapia é o Nubeqa® (darolutamida). Ele foi desenvolvido pela Bayer em parceria com a Orion Corporation com foco no tratamento do tumor de próstata não metastático resistente à castração (terapia hormonal de privação androgênica), um tipo raro de neoplasia.

 

O estudo coordenado pela Bayer para comprovar a eficácia e segurança do Nubeqa® envolveu 1.500 pacientes de 150 unidades de terapia oncológica espalhados pelo mundo, incluindo 25 centros de pesquisa brasileiros.

Novo medicamento tem efeitos colaterais mais leves

 

Quando comparado a outras terapias, o novo medicamento tem efeitos colaterais mais leves e raros.

 

Esse mecanismo mais brando de ação pode ser explicado pelo fato da darolutamida agir no organismo sem grande penetração no sistema nervoso central, favorecendo a manutenção do bem-estar dos pacientes.

 

A substância atua no nível dos hormônios andrógenos responsáveis pelo crescimento do tumor, impedindo que eles sejam recebidos pelas células tumorais. Outra característica da darolutamida é retardar o aparecimento de metástases.

 

A chegada do Nubeqa® deve ser bastante comemorada porque, há cerca de dois anos, não existia uma opção de tratamento tão efetiva para esse tipo de tumor. 

 

Além de curar os diversos tipos de câncer, as novas terapias estão focadas também em controlar o desenvolvimento da doença e suas recidivas, prolongando a vida dos pacientes com baixo impacto em sua qualidade de vida.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn