Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O HPV, ou  papiloma vírus humano, é responsável pela doença sexualmente transmissível mais frequente do planeta: verrugas nos genitais e outras áreas do corpo. Alguns tipos do vírus causam lesão pré-cancerígena ou cancerígena. Estima-se que mais de 70% dos parceiros de mulheres infectadas também sejam portadores do DNA desse vírus.

A maior parte das infecções por HPV aparece em sua forma benigna. Também podem surgir lesões que lembram uma “couve-flor”, em toda a área genital do homem. Um exame físico detalhado do pênis, testículos, região perianal e boca, realizado pelo urologista, auxilia na detecção das lesões.

Ainda não há tratamento para a infecção latente, aquela em forma adormecida. Na maioria desses casos, o próprio organismo elimina o vírus. Já as verrugas precisam ser tratadas de forma rápida.

Mas há vacina, indicada para meninas, mulheres jovens e também para os meninos, entre 9 e 26 anos de idade. Desde 2017, os adolescentes de 12 a 13 anos têm direito à vacinação gratuita na rede pública. Até 2020, a prevenção será ampliada gradativamente e a vacinação de meninos começará aos 9 anos. 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn