Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Candida é um gênero de fungo que está presente de forma assintomática na pele e mucosas. A espécie Candida albicans um dos microorganismos mais comuns no corpo humano.

 

O problema ocorre quando o sistema imunológico está enfraquecido, e as células de defesa do organismo não conseguem manter o crescimento da população de fungos sob controle. 

 

É nesse momento que surge a candidíase. Trata-se, portanto, do processo inflamatório causado pelo fungo Candida, atingindo principalmente a pele, a região genital e a boca. 

 

Nos homens, é bastante comum a candidíase peniana, quando a inflamação acomete a glande (quadro chamado de balanite) ou o prepúcio (condição denominada balanopostite).

 

Quais são os sintomas da candidíase peniana?

Entre os homens que apresentam colonização da região genital pelo Candida, cerca de ⅓ acaba desenvolvendo a candidíase peniana. Os principais sintomas da doença são:

 

  • coceira;
  • dor;
  • manchas vermelhas;
  • inchaço;
  • ardência, especialmente durante e depois do ato sexual;
  • placas brancas, que podem descamar;
  • feridas;
  • secreção de odor ruim, que sai pela uretra ou no prepúcio.

 

Diante desses sintomas, o diagnóstico da candidíase é confirmado por meio de exame laboratorial, que analisa microscopicamente uma raspagem da lesão e constata a existência da colônia de Candida

 

Como é feito o tratamento?

 

O tratamento da candidíase peniana é baseado no uso de remédios com ação antifúngica. Podem ser usadas pomadas ou cremes, que são aplicadas diretamente no pênis de uma a três vezes ao dia.

 

Também há a opção do comprimido por via oral, tomado em dose única. A escolha do tipo de medicamento dependerá da análise feita pelo urologista.

 

Seguindo corretamente as orientações para uso da medicação, a candidíase será eliminada. A qualquer sinal de nova infecção, é preciso procurar o consultório médico.

 

Vale a pena lembrar que a má higiene do pênis e a prática de sexo sem camisinha contribuem para o surgimento do problema.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn