Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A infecção urinária é uma queixa comum entre as pacientes que chegam ao consultório do urologista. O que muitas mulheres não sabem é que existem algumas causas inusitadas para o problema, que pode comprometer a função dos rins se não for tratado da maneira adequada.

 

Continue a leitura deste artigo pra conhecer cinco fatores que estão diretamente relacionados aos episódios recorrentes de infecção urinária no público feminino e saiba como proteger a sua saúde. 

1. Diabetes

A diabetes é uma doença que compromete as defesas do organismo, deixando o corpo mais exposto a infecções, incluindo as que atingem o trato urinário. O mesmo acontece no caso da AIDS e de outras síndromes nas quais o sistema imunológico é afetado.

 

Alguns medicamentos e a prática excessiva de atividades físicas, sem que haja o tempo de repouso necessário para o corpo se recuperar, também podem enfraquecer as barreiras contra bactérias causadoras de infecção urinária.

2. Prisão de ventre

Na prisão de ventre crônica, as fezes ficam retidas no trato intestinal, migrando para a uretra e contaminando a região.

 

O quadro mais comum nessa situação é a cistite causada pela bactéria chamada Escherichia coli. Esse micro-organismo vive no intestino sem causar mal ao organismo. Mas, quando atinge o trato urinário, ele desencadeia a infecção.

3. Cálculo renal

A questão aqui também é a ação direta de bactérias, no caso, uma espécie responsável pela formação dos cálculos que surgem nos rins. Elas são capazes de alterar a acidez da urina, favorecendo a deposição de sais minerais.

 

O problema é que essas mesmas bactérias contaminam os rins, dando origem à pielonefrite.

4. Hábito de segurar a vontade de ir ao banheiro

Evitar a ida ao banheiro, segurando a urina, cria um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Da mesma maneira, também prejudica o funcionamento dos rins e pode levar ao aparecimento de cálculos.

 

Quem sofre com episódios recorrentes de infecção urinária deve procurar o consultório do urologista, que é o médico que trata dos problemas referentes ao trato urinário tanto em homens quanto em mulheres.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn