Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Recentemente, abordei os mitos e verdades sobre fimose. Agora, quero esclarecer esclarecer as principais dúvidas sobre vasectomia.

 

Apesar de se tratar de um método contraceptivo muito eficaz e seguro, muitos homens adiam ou não se submetem ao procedimento, por acreditarem em informações inverídicas sobre o procedimento. 

 

Por isso, listei as principais perguntas dos pacientes que chegam ao meu consultório, respondendo a cada uma. Vamos a elas!

 

A vasectomia é uma cirurgia simples?

 

Sim, a vasectomia é um procedimento urológico muito simples. Ela é realizada com anestesia local e não exige internação hospitalar.

 

O urologista faz uma pequena incisão na bolsa escrotal para seccionar os canais deferentes, impedindo a passagem dos espermatozóides para compor o esperma.

 

O procedimento dura cerca de meia hora e o paciente é liberado logo em seguida – ele pode até voltar pra casa dirigindo.

 

O pós-operatório é dolorido?

 

É comum sentir um pouco de dor depois do procedimento, mas nada que não possa ser resolvido com remédios analgésicos e compressas quentes.

 

No geral, as atividades diárias podem ser retomadas em três dias. Atividades físicas devem esperar ao menos cinco dias. E a prática de relações sexuais pode recomeçar sete dias depois do procedimento.

 

A vasectomia interfere no desempenho sexual?

 

A preocupação com a vida sexual é a maior fonte de dúvidas sobre a vasectomia. 

 

Não existe qualquer interferência da vasectomia na libido, na capacidade de ereção ou no desempenho sexual do paciente. A ejaculação também acontece normalmente depois do procedimento.

 

O efeito da vasectomia é imediato?

 

A vasectomia torna-se efetiva apenas a partir do terceiro mês após a sua realização. Até lá, o paciente e sua parceira devem fazer uso de outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez.

 

Aqui é importante lembrar que vasectomia não evita doenças sexualmente transmissíveis. Nesse caso, a camisinha é a única forma de prevenção.

 

A vasectomia é reversível?

 

Finalizando as principais dúvidas sobre vasectomia vou falar sobre um assunto controverso. A vasectomia pode ser reversível, mas isso depende de uma série de fatores, incluindo o tempo desde a primeira cirurgia.

 

Ainda tem dúvidas sobre a vasectomia? Procure o seu urologista!

.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn