Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A fimose é caracterizada pela dificuldade ou incapacidade de expor a glande (cabeça) do pênis devido ao estreitamento do prepúcio, que é a prega de pele que envolve a glande.

 

Quando não tratada, essa disfunção pode causar dor, inflamações e outras complicações mais graves. Infelizmente, ainda é grande o número de pacientes que não procura o consultório do urologista para resolver o problema.

 

Isso acontece em parte porque, embora a resolução do quadro seja simples, trata-se de um assunto ainda envolto em crenças equivocadas. Por isso, vamos esclarecer os principais mitos e verdades sobre fimose. Confira!

 

A fimose é tratada somente na infância – MITO 

 

Embora a pele do prepúcio tenha tendência a se soltar naturalmente até os 3 anos de idade, em alguns casos isso não acontece, gerando a fimose. 

 

A falta de acompanhamento médico adequado faz com que muitos homens só procurem tratamento na juventude ou idade adulta.

 

A cirurgia é o único tratamento possível para a fimose – VERDADE 

 

O tratamento da fimose é feito por meio de um procedimento cirúrgico chamado postectomia (ou circuncisão). Ele consiste na retirada do prepúcio, liberando a glande.

 

A cirurgia é simples e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia. No pós-operatório, é preciso fazer repouso e evitar atividades físicas por um tempo.

 

A postectomia altera a sensibilidade peniana – MITO

 

A sensação de prazer não tem qualquer relação com a cirurgia para remoção do excesso de pele que caracteriza a fimose. Passado o tempo de recuperação depois do procedimento, o paciente voltará a ter uma vida sexual normal. 

 

Fertilidade, tamanho do pênis ou capacidade de ereção também não são afetados pela postectomia.

 

A fimose aumenta a predisposição a doenças sexualmente transmissíveis – VERDADE 

 

Como o excesso de pele dificulta a higienização adequada do pênis, a sujeira acumulada serve de meio de cultura para bactérias e vírus causadores de doenças.

 

Além disso, a postectomia permite a visualização da glande, facilitando a identificação de feridas ou caroços, que podem surgir como sintoma de enfermidades.

 

Mas, atenção: a prevenção de doenças é feita somente com o uso da camisinha em todas as relações sexuais.

 

Se depois de esclarecer os principais mitos e verdades sobre fimose você tem alguma dúvida, marque uma consulta com um urologista!

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn