Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Muitas mulheres ainda não sabem quais os benefícios que uma consulta com o médico urologista pode trazer para o cuidado com a saúde feminina. Por desconhecimento e, às vezes, por vergonha, elas deixam de procurar ajuda e isso pode levar ao agravamento dos problemas. 

 

Se você se encontra nessa situação, vale a pena continuar a leitura deste artigo para entender por que o urologista também é médico de mulheres.

 

Ele é o médico especializado em urologia, a área da medicina que estuda e trata as doenças do trato genital masculino e do trato urinário de homens e mulheres de todas as idades.

 

Alterações no trato urinário durante a gravidez, infecções urinárias recorrentes e incontinência urinária são apenas alguns dos problemas tratados pelo urologista junto às pacientes do sexo feminino. 

Quando a mulher deve procurar o urologista

 

A mulher deve procurar o urologista sempre que surgir qualquer sinal de que há algo de errado com o funcionamento do sistema urinário. Esses sintomas podem incluir:

 

  • presença de sangue na urina;
  • dor ou ardência ao urinar;
  • aumento ou escassez de urina;
  • dor na região dos rins ou da bexiga;
  • perda involuntária de urina durante o dia ou a noite.

 

Adiar a ida ao urologista diante de sinais como esses pode levar ao agravamento dos sintomas e do quadro patológico. Um exemplo é o fato do câncer de bexiga ser tardiamente diagnosticado em mulheres, na comparação com os pacientes do sexo masculino.

 

Um dos sintomas dessa doença é a presença de sangue na urina, que acaba sendo confundido com infecção urinária e adiando o início do tratamento correto para o câncer.

 

A incontinência urinária é outro problema que costuma ser ignorado pelas mulheres por um certo tempo antes de procurarem o consultório do urologista. Esse é um fato preocupante, já que trata-se de uma condição que tem tratamento e que não deveria seguir prejudicando a qualidade de vida das pacientes.

 

Assim, diante de qualquer sintoma relacionado ao funcionamento do sistema urinário, a mulher deve procurar o consultório do urologista. Já é hora de deixar o receio e a timidez de lado e aprender a cuidar da saúde de forma integral!

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn