Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Entre os tipos tumor maligno que acometem os homens, o câncer de testículo é pouco frequente. Ele corresponde apenas a aproximadamente 5% do total de casos da doença na população masculina, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

 

Apesar disso, trata-se de uma enfermidade preocupante, pois costuma surgir principalmente entre os 15 e os 50 anos de idade, atingindo os pacientes em idade produtiva. Nessa fase, é comum o problema ser confundido ou mascarado por quadros inflamatórios dos testículos ou dos epidídimos (canais que coletam e transportam o esperma).

 

A boa notícia é que o câncer de testículo tem altas porcentagens de cura e sobrevida, mesmo quando descoberto em estágios mais avançados e até com metástase. 

 

Sintomas e diagnóstico

 

O principal sintoma do câncer de testículo é justamente o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, com o tamanho aproximado de uma ervilha. Outros sinais da doença são:

 

  • alterações no tamanho dos testículos, que podem ficar maiores ou menores;
  • rigidez dos testículos;
  • sangue na urina;
  • dor na região inferior do abdômen;
  • aumento do tamanho ou da sensibilidade dos mamilos.

 

Muitos pacientes com câncer de testículo, no entanto, só costumam procurar o consultório médico quando surgem indícios de metástase do tumor, tais como aumento dos linfonodos do pescoço, dor nos ossos ou inchaço das pernas.

 

A confirmação do diagnóstico é feita por meio de exames clínicos, ultrassonografia do testículo e exame de sangue para marcadores tumorais. Quanto antes o câncer de testículo for identificado, melhores serão os resultados do tratamento.

 

Tratamento do câncer de testículo

 

A cirurgia é o primeiro passo no tratamento do câncer testicular, independentemente do estágio do tumor. De acordo com o tamanho do tumor e o grau de comprometimento do órgão, o testículo pode ser removido total ou parcialmente.

 

Desde que o outro testículo esteja saudável, as funções sexual e reprodutiva do paciente não serão comprometidas. Depois da cirurgia, o tratamento segue com sessões de radio ou quimioterapia.

 

Assim como as mulheres devem fazer o autoexame das mamas, os homens devem palpar os testículos a procura de nódulos. O diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de testículo.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn