Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sempre atento às novidades sobre cirurgia robótica, quero compartilhar com vocês uma notícia que li recentemente. Os colaboradores da Vanderbilt (EUA) focados em cirurgia de próstata minimamente invasiva, estão desenvolvendo um sistema robótico endoscópico com destreza de duas mãos, algo em diferente das opções existentes.

Os envolvidos procuram permitir que os cirurgiões removam a próstata através da uretra e realizem suturas reconstrutivas delicadas. Isso eliminaria a necessidade, por exemplo, de dissecar tecidos saudáveis desde o abdômen até a área pélvica e causaria, portanto, menos rompimento dos nervos que controlam a continência e a função erétil.

Uma parte fundamental do projeto recebeu proteção de patentes dos Estados Unidos, em março de 2019, no mesmo período em que os principais investigadores conseguiram aporte financeiro do Instituto Nacional de Saúde. Em janeiro, a Virtuoso Surgical, empresa da equipe, foi destacada como uma “startup a ser observada” pela MedTech Strategist.

“A ideia do tubo concêntrico nos permite fazer de nossos manipuladores uma ordem de magnitude menor do que os robôs cirúrgicos que os médicos usam hoje”, disse Robert Webster III, um dos envolvidos. Fato é: proporcionar aos cirurgiões destreza de duas mãos com pequenos braços parecidos com tentáculos na ponta do endoscópio é um avanço significativo. 

Se concluído, o plano ajudaria, inicialmente, muitos homens americanos. Lá, o câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum e a segunda principal causa de morte por câncer, atrás apenas do câncer de pulmão. 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn