Cálculo Renal

O cálculo renal, popularmente conhecido como "pedras nos rins", é uma doença causada pela cristalização de sais mineiras presentes na urina. Normalmente, se originam nos rins e, ao se deslocarem, podem promover obstrução das vias de drenagem da urina, causando uma dor intensa. A crise de cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experimentar durante a vida.

As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais que, depois, se transformarão em pedras.

Existem vários fatores de risco para a formação de cálculos renais. Dentre estes, podemos destacar a baixa ingestão hídrica e dietas ricas em proteína, sódio (sal) ou açúcar. A presença exacerbada de sal na dieta aumenta a quantidade de cálcio que os rins deverão filtrar, o que consequentemente leva a um risco maior do surgimento de cálculos renais.

Existem diversos tipos de tratamento para cálculo renal. A escolha deste vai depender da localização destes cálculos, do tamanho e da sua constituição, podendo variar entre medicamentoso, tratamento de ondas de choque extracorpóreo e cirurgias. Existem vários tipos de cirurgia, se informe com o seu médico para saber qual é a melhor cirurgia indicada para o seu caso e que traga menos riscos e menor dano para você.