Cirurgia Laparoscópica
A cirurgia evoluiu muito nos últimos anos, e um dos maiores ganhos nesta área foi a introdução da cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia videolaparoscópica. Esta consiste na realização de procedimentos utilizando pequenas incisões — orifícios — por onde vai se insuflar um gás no abdome para criação de um espaço de trabalho e por onde é inserido uma câmera e pinças especiais. Este procedimento apresenta diversas vantagens ao se comparar com a cirurgia convencional:
- Menor corte na pele, consequentemente menos dor, cicatrização mais rápida e tempo mais curto de recuperação;
- A câmera permite uma ampliação das imagens, possibilitando que se veja as estruturas com maiores detalhes, além do fato de permitir um acesso mais fácil a regiões onde a mão humana tem dificuldade de acesso — especialmente nas cirurgias de próstata e glândulas adrenais;
- O gás insuflado aumenta a pressão abdominal interna, fazendo com que haja um sangramento consideravelmente menor, com redução das taxas de transfusão sanguínea.
A cirurgia laparoscópica para o tratamento de câncer de próstata começou na França com os Prof. Claude Abbou e Prof. Bertrand Guilloneau em 1997. O Dr. Aurus fez seu treinamento em cirurgia robótica e laparoscópica com ambos em seu fellowship no Hospital Henri Mondor em Paris e Diaconesse, também em Paris. Também já foi professor no curso internacional de videolaparoscopia avançada em uma das universidades mais influentes da Alemanha — Universidade de Leipzig.