O avanço da ciência promove o bem-estar dos pacientes.
O Dr. Aurus Dourado está sempre em contato com as tecnologias mais modernas nos tratamentos urológicos, buscando sempre se manter à frente, realizando pesquisas que culminarão em maior precisão cirúrgica e divulgando seus trabalhos nos maiores congressos de urologia ao redor do globo.
Atualmente os maiores centros de pesquisa do mundo, como a Universidade de Harvard (Cambridge) e o King's College (Londres), estão com laboratórios de pesquisa voltados para o desenvolvimento de novas ferramentas para planejamento cirúrgico, de forma que as cirurgias se tornem mais precisas, possibilitando a cura do câncer e a preservação máxima da função dos órgãos.
Inserido nessas pesquisas, o Dr. Aurus Dourado foi pioneiro no mundo em pesquisa usando impressão 3D, realidade virtual e sensores de movimentos para auxílio de procedimentos cirúrgicos de tumores renais, fígado, próstata e uma série de outras aplicações que estão sendo desenvolvidas juntamente com sua equipe. Graças a este empenho, atualmente o Dr. Aurus é referência na área de Tecnologia aplicada à Medicina, já tendo ministrado aulas em Buenos Aires, Londres, Alemanha (Munique e Leipzig), além de vir sendo citado pelos maiores especialistas do mundo nesta área em congressos na Europa, Estados Unidos e América Latina. Um de seus trabalhos foi selecionado entre os melhores do mundo em Londres no ano 2015 durante o Congresso Mundial de Endourologia.
Em parceria com o Engenheiro de Computação Alexandre Tolstenko, o Dr. Aurus desenvolveu um aplicativo que permite criar modelos 3D de partes do corpo humano. Com este aplicativo, o médico pode navegar pelas diversas partes do corpo humano sem jamais ter que executar uma incisão.
O aplicativo permite ainda que sejam selecionados quais partes o médico deseja visualizar, permitindo esconder veias e artérias, tecidos e órgãos, permitindo ao médico visualizar exatamente a informação que mais lhe interessa naquele momento.
Através de gestos, sem nunca precisar tocar o dispositivo, o médico pode interagir com o modelo durante a cirurgia, explorando e visualizando o tumor "por dentro", sendo capaz de planejar os seus próximos movimentos com precisão. Este aplicativo é o DocDo, que permite a interação através de gestos com os modelos 3D criados. O aplicativo faz parte do portfolio da empresa de tecnologia Infini Brains.