Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A infecção urinária é uma doença mais frequente nas mulheres, devido às particularidades do aparelho genital feminino. O comprimento mais curto da uretra e a sua proximidade em relação ao ânus favorecem a contaminação do trato urinário por bactérias.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as mulheres têm 50 vezes mais chance de desenvolver infecção urinária em comparação com os homens. Cerca de 80% delas vai sofrer com o problema em algum momento da vida.

As estimativas também apontam que entre 20% e 50% da população feminina apresenta a infecção urinária de repetição. Esse quadro corresponde ao acontecimento de três episódios infecciosos no período de um ano ou de duas ocorrências dentro de seis meses.

Após o primeiro episódio de infecção urinária, a paciente fica mais suscetível à doença. Mas, apesar de ser um problema comum, as mulheres podem prevenir a infecção urinária. Basta inserir alguns cuidados simples na rotina, como você verá a seguir.

 

Usar o papel higiênico da forma correta

Depois de urinar ou evacuar, a mulher deve sempre usar o papel higiênico na direção adequada para evitar a infecção urinária. Ou seja, a higiene deve ser feita de frente para trás, no sentido da vagina para o ânus. 

 

Trocar o absorvente com frequência durante o período menstrual

A umidade e o sangue da menstruação aumentam as chances de contaminação do trato urinário. Por isso, o ideal é trocar o absorvente íntimo a cada três horas, reduzindo esse intervalo no caso de fluxo menstrual mais intenso.

 

Beber bastante água

A hidratação adequada é essencial para deixar a urina mais diluída e evitar a proliferação de micro-organismos. Além disso, ao beber muita água, a produção de urina aumenta e, consequentemente, a vontade de urinar. Isso ajuda a expelir as bactérias que estejam contaminando o trato urinário. 

Não se deve, em hipótese alguma, segurar a urina e não ir ao banheiro – essa atitude favorece a infecção urinária nas mulheres e nos homens.

 

Urinar depois da relação sexual

Urinar depois da relação sexual é uma forma de lavar a uretra e expulsar as bactérias que possam ter sido levadas para o trato urinário durante a penetração. 

 

Evitar excessos na higiene íntima

Limpar a genitália de forma excessiva pode prejudicar o equilíbrio da flora da vagina, que é muito importante para a proteção do organismo feminino. Sem essa barreira natural, as bactérias nocivas podem se instalar.

Seguindo esses cuidados, as mulheres podem evitar a infecção urinária. Se surgirem sintomas como dor ou ardência ao urinar e diminuição do jato de urina, a recomendação é procurar o consultório médico.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn