Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A torção de testículos é um problema urológico que ocorre mais comumente na adolescência, atingindo rapazes entre 12 e 18 anos. Porém, o quadro também pode ocorrer na infância ou na vida adulta.

 

É importante entender a causa e os sintomas da torção de testículos, pois trata-se de uma emergência médica que necessita de atendimento imediato. 

 

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento corretos da torção de testículos, melhor será o prognóstico do paciente.

 

Causa e sintomas 

 

A causa da torção de testículos é uma alteração anatômica originada quando o feto ainda está em formação no útero materno. 

 

Por conta de uma fixação incompleta das glândulas sexuais na bolsa escrotal, elas adquirem maior mobilidade e, consequentemente, podem girar em torno do seu próprio eixo.

 

O principal sintoma da torção de testículos é uma dor aguda e repentina na bolsa escrotal, que pode irradiar para a virilha e a região inferior do abdômem. É comum os pacientes apresentarem quadros de náuseas e vômito, tamanha a intensidade da dor.

 

Diante destes sinais, é preciso buscar atendimento médico imediatamente. O urologista fará o exame físico e, confirmados os indícios da torção de testículos, solicitará um exame de ultrassom para fechar o diagnóstico e dar início ao tratamento. 

 

Tratamento e recuperação

 

A cirurgia para correção da fixação das glândulas na bolsa escrotal é o único tratamento para a torção de testículos. 

 

O procedimento é feito com anestesia geral e o paciente precisará de um tempo de recuperação para retomar as atividades normalmente.

 

Em alguns casos, o urologista pode fazer a correção manual, com a palpação dos testículos durante o exame físico. Porém, a chance de recidiva é grande, o que faz com que seja necessário marcar a cirurgia para tratamento da torção de testículos.

 

Há risco de complicações quando a torção de testículos não é tratada adequadamente. Infertilidade e até perda da glândula devido à isquemia (ausência de circulação sanguínea) são as consequências mais graves.

 

Quanto menos tempo o testículo permanecer torcido, menores são as chances de ocorrer qualquer uma dessas intercorrências.

 

Por isso, diante de um quadro repentino e intenso de dor na bolsa escrotal, é preciso procurar logo o consultório do urologista ou a emergência hospitalar.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn