Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nos últimos 10 anos, a uro-oncologia vem evoluindo de forma impressionante nas áreas de pesquisa, diagnóstico e tratamento. 

 

Os avanços positivos levam os especialistas a acreditar que, dentro de pouco tempo, teremos uma prática totalmente renovada no que diz respeito ao combate dos tumores que atingem o trato urogenital.

 

Uma das conquistas mais promissoras diz respeito aos biomarcadores, que vêm para tornar o mecanismo de ação do tratamento oncológico mais personalizado e preciso. 

 

Em oncologia, biomarcadores ou marcadores biológicos são genes, proteínas e outras substâncias capazes de influenciar o modo como as células cancerosas aumentam de número e tamanho, morrem e reagem com o organismo.

Saiba como os biomarcadores agem

 

Há biomarcadores que determinam a agressividade de um tumor. Mas, atualmente, o interesse da ciência está nos biomarcadores capazes de esclarecer que tipo de tratamento pode ser mais eficaz ou não em um determinado paciente. 

 

Outra conquista que anima os especialistas são as imunoterapias, que são usadas de forma combinada entre si ou com outras modalidades de tratamento, como a quimio ou a radioterapia.

 

Novos tratamentos permitem atacar a célula cancerosa no mecanismo que bloqueia o funcionamento do sistema imunológico do paciente, assim o tumor é atingido de forma mais efetiva. 

 

Além de saber qual a melhor terapia para cada paciente e ter à disposição medicamentos altamente efetivos, a equipe multidisciplinar conta, também, com os benefícios da cirurgia robótica

Entenda a contribuição da cirurgia robótica nesse processo

 

A tecnologia médica também é responsável pelos avanços da uro-oncologia. No âmbito das terapias menos invasivas, a cirurgia robótica tem vantagens que abrangem tanto pacientes quanto médicos cirurgiões. 

 

Menos tempo de internação, redução de gastos hospitalares e rápido retorno às atividades profissionais também são aspectos valiosos da cirurgia robótica a nível social

 

O pioneirismo da urologia no emprego da robótica faz com que os benefícios sejam ainda maiores, pois a experiência do profissional responsável pela intervenção cirúrgica faz muita diferença no resultado final.

 

Seguiremos acompanhando essa evolução, tendo no centro desse processo a pessoa do paciente e a necessidade de um cuidado de saúde cada vez mais qualificado.

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn