O Brasil é o país que mais realiza cirurgias robóticas em toda a América Latina. Essa foi uma das descobertas animadoras da pesquisa feita recentemente pela Intuitive Surgical, empresa fabricante do robô cirurgião mais empregado em procedimentos no mundo.
Os dados levantados apontam que, entre 2018 e 2019, foram realizadas aproximadamente 19 mil cirurgias com auxílio de uma plataforma robótica no país. Boa parte desses procedimentos foram intervenções para tratar problemas urológicos.
Em 2011, na primeira vez em que a Intuitive Surgical fez um levantamento sobre a realidade da cirurgia robótica no Brasil, foram computados apenas 450 procedimentos. Um começo tímido, que logo foi ganhando expressividade.
Os números da cirurgia robótica impressionam
Se considerarmos que a primeira cirurgia robótica foi realizada no Brasil há pouco mais de 10 anos, os números dessa evolução impressionam. Ainda temos um longo caminho a percorrer para ampliar o acesso a essa tecnologia mas, já chegamos bem longe.
Afinal, existem mais de 60 robôs cirurgiões em uso atualmente, localizados em cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Barretos, Recife, Belém, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
A comunidade médica espera, no mundo todo, haja um aumento do número de plataformas robóticas em atividade, devido à entrada de novas fabricantes da tecnologia no mercado.
No território brasileiro, São Paulo é o estado que lidera o ranking de cirurgia robótica, seguido do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, em segundo e terceiro lugar respectivamente.
A capital mineira conta com quatro plataformas robóticas instaladas em hospitais particulares da cidade. Só em 2018, foram realizadas mais de 100 cirurgias por mês, a maioria delas nas áreas de urologia, coloproctologia e ginecologia.
A história da cirurgia robótica começou nos Estados Unidos em meados dos anos 1990, com as pesquisas do exército para criar um robô capaz de realizar procedimentos cirúrgicos à distância.
Desde então, a inteligência artificial em medicina segue evoluindo de forma impressionante, trazendo muitos benefícios para os pacientes e para os próprios profissionais responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos. Seguiremos acompanhando as novidades!