O impacto da impressão 3D na urologia é destaque na revista European Urology deste mês. Eu, @juangrivas, @gecacciamani85, @shizamii, Moisés Socarraz, Domenico Veneziano, Francesco Porpiglia e Evangelos Liatsikos, somos autores do artigo “Impact of Three-dimensional Printing in Urology: State of The Art and Future Perspectives. A Systematic Review by ESUT-YAUWP Group”.
A European Urology, revista científica da European Association of Urology, é a mais conceituada publicação do mundo na área da urologia. Nela são publicados os conteúdos mais relevantes, as tendências e as novas abordagens relacionadas à especialidade. Então, é sempre um reconhecimento poder repassar a outros especialistas, em todo o mundo, a nossa experiência.
Esse artigo, que fala do uso da tecnologia 3D na urologia, é uma revisão da literatura. Apresentamos as evidências de 52 publicações sobre o uso dos modelos em 3D para o tratamento do câncer de próstata, do câncer adrenal, do transplante renal e do câncer renal.
Chamo atenção para um análise gráfica que demonstrou, de forma simples, todo esse conteúdo disponível sobre o tema na literatura médica.
Com a revisão da literatura, nosso objetivo foi avaliar o impacto da impressão 3D no planejamento cirúrgico, treinamento e educação, aconselhamento ao paciente e custos na urologia. Esperamos que o uso de novas tecnologias consiga beneficiar cada vez mais pacientes.
Confira o artigo aqui: http://bit.ly/33trJhz