Nos últimos anos, a cirurgia robótica cresceu bastante no Brasil, tanto em número de intervenções realizadas anualmente quanto em hospitais e médicos cirurgiões envolvidos nesse processo.
Entretanto, muita gente ainda não sabe o que é cirurgia robótica. Se você está imaginando robôs trabalhando sozinhos, sem o comando humano, está na hora de reformular seus conceitos.
A cirurgia robótica é um ramo da cirurgia minimamente invasiva baseado no uso da inteligência artificial. O procedimento cirúrgico é realizado com auxílio de um robô equipado com braços que desempenham várias funções, como a manipulação de tecidos delicados (sutura, corte e dissecção) e geração de imagens.
Como funciona a plataforma robótica?
Engana-se quem pensa que a cirurgia robótica é feita de forma autônoma pelo robô. A plataforma robótica é totalmente controlada pelo médico cirurgião. É ele quem executa os movimentos que serão reproduzidos pelos braços do sistema com precisão e segurança.
Além desse profissional, outro cirurgião permanece ao lado da mesa de cirurgia, fazendo ajustes como troca de pinças e outros movimentos necessários durante o procedimento.
Dessa forma, a cirurgia robótica reúne diversos benefícios, tanto para os cirurgiões quanto para os pacientes, tais como:
- redução do tremor e reprodução imediata dos movimentos das mãos do cirurgião;
- visualização em três dimensões do interior do organismo, com imagens ampliadas e em alta definição;
- redução de dor e complicações no pós-operatório dos pacientes;
- menos tempo de internação e retorno mais rápido às atividades diárias.
Embora os primeiros procedimentos tenham sido realizados por volta da segunda metade da década de 1980 em diante, é o ano de 1999 que marca de forma mais impactante a história da cirurgia robótica.
Naquele ano, foi lançado o robô Da Vinci, que revolucionou as intervenções cirúrgicas realizadas com auxílio da plataforma robótica de uma vez por todas, a começar da urologia. Essa tecnologia chegou ao Brasil em 2008, quando foi realizada a primeira cirurgia com auxílio dessa tecnologia no país.
Atualmente, nosso país é o líder em procedimentos de cirurgia robótica da América Latina, constituindo-se como um destaque a nível mundial na área.