Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A incontinência urinária está entre os problemas que afetam a saúde feminina e são tratados pelo urologista. É um quadro que compromete bastante a qualidade de vida das pacientes, afetando o seu estado emocional e a convivência social.

 

A incontinência urinária de esforço é caracterizada pela perda involuntária de urina quando a mulher tosse, espirra, ri, se exercita ou faz qualquer outra manobra de esforço, exigindo a ação da musculatura do assoalho pélvico. 

 

Quando essa musculatura é afetada por fatores como trabalho de parto, alterações hormonais ou envelhecimento, temos o escape de urina e o quadro de incontinência urinária de esforço.

 

No primeiro momento, o urologista pode optar por técnicas não invasivas para tratar o problema, tais como uso de medicamentos e fisioterapia pélvica. Quando a abordagem conservadora não alcança os resultados esperados, a opção passa a ser a cirurgia minimamente invasiva.

 

Como é feito o procedimento

 

A cirurgia de sling consiste na colocação de um suporte para reforçar a sustentação muscular, possibilitando o fechamento da uretra durante os movimentos de esforço e impedindo o escape de urina.

 

Esse suporte é feito com uma fita feita de material biocompatível ou de tecido da própria paciente. Ele é introduzido por via vaginal, sem necessidade de grandes incisões. 

 

Em muitos casos, o procedimento não requer internação e a paciente pode ir pra casa no mesmo dia da cirurgia. Tudo dependerá da avaliação de cada caso feita pelo urologista.

 

Em média, a resposta satisfatória ao tratamento da incontinência urinária de esforço com a cirurgia de sling fica entre 70% e 90%. Nos casos em que o problema persiste, podem ser sugeridas outras modalidades operatórias.

 

Muitas mulheres que sofrem com incontinência urinária demoram a procurar ajuda médica, por sentirem vergonha e acharem que não tem jeito de acabar com o problema. Mas, incontinência urinária tem solução!

 

Quanto antes as causas da incontinência urinária forem identificadas, melhor será a resposta ao tratamento.

 


Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn