Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Dando continuidade às reflexões sobre saúde renal motivadas pelo Dia do Rim, comemorado no último dia 12 de março, o artigo de hoje aqui no blog falará sobre a perigosa relação existente entre obesidade e doença renal crônica (DRC).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, uma em cada dez pessoas é acometida pela DRC no mundo. Isso significa que cerca de 13% da população mundial, entre crianças e adultos, sofre com o problema. Segundo as projeções dos especialistas, essa porcentagem pode chegar a 20% em 2025.

Quanto à obesidade, os números seguem crescendo e, consequentemente, preocupando o setor da saúde. Já se fala em aproximadamente 18% dos homens e 21% das mulheres afetados pelo problema em 2025.

A questão de alerta em torno da obesidade é que esse quadro aumenta o risco para fatores que predispõem ao aparecimento da DRC, como a diabetes e a hipertensão arterial. Quem é obeso tem cerca de 80% de chance a mais de desenvolver DRC, quando comparado com uma pessoa de peso normal.

Consequências da obesidade sobre o trabalho dos rins

Além disso, o excesso de gordura corporal sobrecarrega os rins, atuando como mecanismo direto não só para a DRC mas, também, para a formação de cálculos renais e o aparecimento de tumores malignos.

Isso acontece porque, diante do aumento de peso, os rins passam a realizar uma hiperfiltração compensatória, buscando suprir as necessidades metabólicas do organismo. Consequentemente, ocorre o aumento da pressão intraglomerular, dificultando o trabalho dos rins e aumentando o risco de adoecimento. 

A boa notícia é que a obesidade pode ser combatida. Sempre é tempo de adotar um estilo de vida saudável, baseado na alimentação balanceada e na prática regular de atividades físicas. 

Os indivíduos com índice de massa corporal mais elevado, podem precisar de acompanhamento médico e, em alguns casos, tratamento medicamentoso para vencer a luta contra a balança. 

Mas, é certo que, com persistência e comprometimento, é possível fazer o ponteiro da balança baixar e, dessa forma, proteger o funcionamento dos rins 

Se você anda descuidando do peso corporal, trate de marcar uma consulta médica e comece a cuidar melhor da sua saúde hoje mesmo!

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn