Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A hiperplasia prostática benigna, também chamada de hiperplasia benigna da próstata (HBP), é caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata, que acontece naturalmente à medida que os homens envelhecem, devido à ação do hormônio testosterona. 

 

Esse é um processo que faz parte do envelhecimento e nada tem a ver com o câncer de próstata. Hiperplasia significa justamente o crescimento benigno de um tecido devido à multiplicação de suas células. 

 

Por volta dos 40 anos de idade, cerca de 10% da população masculina já apresenta um aumento no tamanho da próstata. Na faixa etária dos 50, essa porcentagem sobe para 50%. Dos 80 anos em diante, mais de 80% dos homens tem HBP.

Entenda as consequências do aumento da próstata

 

Por si só, o aumento da próstata não é prejudicial. No entanto, como essa glândula está localizada bem próximo da uretra e de outras estruturas do trato urinário, a passagem da urina pode ser dificultada. 

 

Essa condição leva ao aparecimento de complicações como a infecção urinária, a disfunção erétil e a hidronefrose, que é o acúmulo de urina nos rins. Se esse quadro não for tratado adequadamente, ele pode levar à insuficiência renal grave.

 

Os primeiros sintomas da HPB surgem devido à obstrução da uretra. O paciente nota perda de força no jato de urina e sente vontade de urinar frequentemente, uma condição chamada de polaciúria, na qual a bexiga não é esvaziada completamente.

 

Por ficar sempre um certo volume de urina na bexiga, o órgão torna-se um ambiente propício para a proliferação de bactérias. É por essa razão que a infecção da bexiga, chamada cistite, é um problema frequente entre os pacientes idosos.

 

O diagnóstico da HPB é feito por meio da análise do histórico clínico do paciente e dos sintomas apresentados por ele, juntamente com exames clínicos e laboratoriais. 

 

Uma vez confirmado o aumento do tamanho da próstata e identificadas as complicações decorrentes, terá início o tratamento. Dependendo da extensão dos problemas, a abordagem terapêutica pode ser medicamentosa ou cirúrgica, com resultados bastante eficazes.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn